quinta-feira, 7 de junho de 2018

E se eu te contar que existe outra história, outros povos, outras línguas, ricas culturas e muita diversidade. Você acreditaria?







Sim, vamos falar sobre a África. Muitas vezes caímos no senso comum ou deixamos ser levados pelo poder da mídia em propagar falsas realidades. O continente africano é um ótimo exemplo de inferiorização midiática. Se fizermos uma enquete até mesmo com os nossos familiares, para descobrir o que conhecem sobre o continente africano, a maior parte deles irão responder justamente o que a mídia expõe, a África como um continente pobre, onde as pessoas estão morrendo de fome e que sobrevivem com ajudas de outros países. 

  Mas porque isso acontece ?  

 Primeiramente para compreender a exposição da África na mídia televisiva é necessário identificar todo o processo de colonização Africana que se deu com sua descoberta no século XIV a partir daí começa um longo processo de ocupação e colonização. Tempos depois com a chegada das potencias europeias, e a descoberta de rotas marítimas intensificou o processo de ocupação, exploração e controle político.
 O processo de divisão se deu de forma tirana, onde a cultura e etnia não foram respeitas, grupos rivais foram unidos nessa divisão e partir daí surge grandes conflitos entre os povos. Além disso a divisão territorial também foi injusta, contudo alguns Estados ficaram menores que os outros tornando sua economia vulnerável até hoje. Entretanto a mídia não expõe as riquezas da ÁFRICA como água potável, minérios, fauna e flora, patrimônios da Humanidade, diversidades culturais e religiosas dentre outras, mas porque não sabemos disso? Sim, porque somos influenciados totalmente pela mídia, contudo é sempre importante abrir nossos leques de pesquisa e não cair no senso comum.