quinta-feira, 26 de julho de 2018

UM MUNDO DE MUROS



O perigo é o que nos cerca, ou melhor é a “cerca”!  






Atualmente vários países  utilizam dos muros para separar classes sociais, isso tem sido um grande problema. Por que não investir em saúde e educação, mas sim criar barreiras para esconder o caos. Infelizmente vivemos em uma sociedade cada vez mais omissa as necessidades dos considerados invisíveis. Um exemplo foram os muros construídos para esconder a favela da Maré no Rio de Janeiro, feitos  as vésperas da copa de 2014, o muro é mais umas das manobras para maquiar  e esconder e separar opiniões, preconceitos e mostrar que existem e são fortalecidos por aqueles que detem o poder.

Conhecimento científico X senso comum



Bom, quantas vezes nos deixamos ser levados pelo senso comum, enraizamos e reproduzimos discursos, criamos superstições, como também transmitimos para gerações várias coisas que nem aos menos pesquisamos a veracidade, e são tomadas como verdades absolutas. Quantas vezes você já ouviu que manga com leite faz mal? Que não pode comer jaca e beber água? Ou que mulher nasceu pra ser mãe?
Pois sempre ouvir essas frases e tomei-las como verdades, mas porque isso acontece? Há quem diga que a voz do povo é a voz de Deus, mas é preciso ir além da voz do povo, é precisar abrir nosso olhar investigativo e muitas vezes ir em busca do conhecimento cientifico.
A autora Marilena Chauí   traz uma ótima abordagem sobre a importância de uma análise filosófica investigativa a respeito do que é verdade para as pessoas.